sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fogareiros no Acampamento



Confesso que quando acampei pela primeira vez não tinha adquirido nada a respeito, fui na confiança de que um amigo levaria e deu tudo certo. Do que estamos falando? Fogareiros ou similares…
Estes equipamentos, portanto, fazem parte do mínimo quando se pensa em preparar no camping a própria refeição.
   Seja para quem tem espaço no carro ou quase nenhum na mochila, preparar o alimento todo mundo uma hora precisará… Excluindo o pessoal adepto do restaurante perto do Camping e aqueles que levam comida pronta (fria) e embalada e com ela se satisfaz, o restante tem que de alguma forma esquentar e preparar com alguma fonte de “calor” os alimentos, seja pra si só, ou como mestre cuca da galera!
Espiriteiras: Esquerda da Azteq - Direita feita de latinhas de alumínio
   As opções são variadas, vão desde as espiriteiras (acima), algumas feitas a partir de latinhas até fogareiros mais complexos, utilizados até como grill que chegam a fazer inveja ao que temos na cozinha de casa…
   Alimentados a gás propano, combustível líquido ou eletricidade com certeza muitos já acharam o que melhor se encaixa nas necessidades de cada caso. Não são raros os campistas que possuem mais de um modelo e ou levam ambos ou escolhem cada um conforme as características da empreitada. Eu, particularmente, prefiro ter sempre um “plano B” e se possível, agilizar o almoço/janta usando os dois simultaneamente.
Fogareiros a Gás: Trail (esquerda), Urano (centro), Apolo (direita)
   Existem muitas opções no mercado. Em comércios mais voltados a pescaria são também facilmente encontrados as espiriteiras prontas, a um custo muito baixo. No mesmo tipo de comércio, fogareiros a gás (tipo o Trail da Nautika) são bem populares. 
    Quanto a este, uma resalva: Já utilizei destes e o botão (quando de plástico) costuma derreter pelo calor, em locais ventilados o desempenho é inferior e sua recarga só permite abertura uma vez, ou seja, usou tem que terminar, senão perde o gás… o que pode ser até muito perigoso. Similar a este modelo, existem os lampiões a gás (Cartucho de 190g) que ao meu ver compartilham de algumas peças em comum)
Fontes de energia a gás: Cartucho de 190g (Esquerda), Tekgás (centro) e Latinhas de CampGás (direita)
   Se preferir um deste tipo, procure algum modelo resistente e que o botão seja metálico (vide exemplo do Urano). Há ainda um segundo tipo, com cartucho um pouco maior (chamado de TekGás – acima) que é valvulado, ou seja, permite a desconexão do cartucho sem vazamento do conteúdo. Ainda nesta linha, creio que um dos mais confiáveis são os fogareiros que utilizam combustível líquido, muitos deles com opção no reservatório para dois deles, como o Colemann da foto abaixo. Seja qual for o “buraco” que você se enfiar, sempre tem um posto por perto… e com o exemplo da querosene se acha até em mercados. São mais caros, mas creio que vale a pena. O tamanho utilizado em meio a bagagem não é muito mais que os a gás. Porém fica o alerta para os cuidados com o manuseio dos inflamáveis.
Fogareiro de Duplo Combustivel líquido
   Para quem tem mais espaço, e costuma ir de carro a campings estruturados, uma opção interessante são os fogareiros que utilizam o “CampGás”, um reservatório cilíndrico parecido com estes Sprays Aerosóis. Seu preço é semelhante aos cartuchos de gás e tem boa autonomia devido aos fogareiros não perderem em desempenho com o alastramento das chamas devido ao vento. Para estas opções ainda é possível o incremento de acessórios como Grills e etc. O meu fogareiro atual é o Frontier (também da Nautika) que contém acendimento automático e vem numa prática maleta que pode servir até de base para o mesmo. O poder de fogo é impressionante… prepara qualquer coisa rapidinho e permite ajuste fino (e preciso) das chamas.
Frontier da Nautika, usa CampGás. Existe uma versão de Inox chamada "Cheff"
   Há ainda, até bem baratinho, os fogareiros elétricos que nem sempre são bem vindos em alguns campings que “regulam”o consumo de energia elétrica. Seu funcionamento é muito simples, pois uma base cerâmica contém uma resistência que quando ligada a rede elétrica logo fica incandescente. Tenho um destes, é bem barato e seu desempenho, apesar de inferior ao Frontier, ajuda a quebrar um galhão. Destes modelos, existem os mais elaborados, com duas “bocas, botão liga/desliga e tampa.
Fogareiros elétricos: Duplo e simples
   Para quem tem mesmo muito espaço pra carregar a “tralharada”, pode ser pensar em levar o famoso “liquinho”(Botijão de 2kg) e um fogão daqueles de mesa com duas bocas. Existem alguns com suporte. Também existem opções mais luxuosas e que obviamente custam muito mais. Pesquisando na internet encontra-se muitas opções, produzidas por marcas diferentes, mas que trazem muito conforto e proporcionam um ambiente muito próximo da cozinha que o campista deixou no lar. Modelos multi-função e com até três fogareiros usando mais que uma fonte de energia devem ser muito interessantes na prática. Mas talvez só sejam interessantes para quem fica acampado acima de duas semanas…
Fogareiros Luxuosos: 3 bocas (esquerda), c/ 1 Boca e Grill (Centro), Multiplas funções (esquerda)
Fogão_duas_bocas
*Esta última opção (Fogão tradicional 2 bocas) utiliza butijões de gás. O blogCamping Total tem um post sobre estes butijões, nos mais variados tamanhos. Clique AQUI !
Fonte: www.barracatecnologica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário